terça-feira, 20 de abril de 2010

Audience

rAndom international & Chris O'Shea - Audience, Responsive Environment 2008




Audience é uma instalação cinética interativa constituída por cerca de 64 objetos-cabeça de espelho. Cada objeto move a cabeça de uma maneira particular: alguns conversam entre si, alguns parecem envergonhados e outros se movem para chamar a atenção. Quando os membros da platéia entram no perímetro da instalação, os espelhos começam a seguir alguém que acharem interessante. Tendo escolhido o foco, em sincronia eles viram a cabeça para a pessoa. De repente, essa pessoa pode ver seu reflexo em todos os espelhos. Eles vão assistir a esta pessoa até se tornarem desinteressados, então procuram outro ser ou regressam às suas conversas particulares. Essa instalação inverte os papéis do espectador e do observado. Pessoas do público podem experimentar a sensação de serem abandonadas ou excluídas pelos espelhos, e até tentarem chamar a atenção dos objetos novamente com movimentos corporais.

Essa instalação distancia-se da idéia de interação através de uma tela e introduz algo mais físico, tridimensional. Além disso, lança uma discussão sobre a possibilidade de as máquinas provocarem reações emocionais diversas com os mais simples meios.



Audience foi encomendado por Wayne MacGregor Royal Opera House, em Londres, no Outono de 2008, foi realizado por: rAndom international em colaboração com Chris O'Shea.
Audience é vendido como uma edição limitada através de Carpenters Workshop.

premiação:
- Honorable Mention, Prix Ars Electronica Interactive Art, Linz (Austria) 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário